quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Independência Financeira, um obstáculo: Plano de Saúde

 Esses últimos dias eu me debrucei mais sobre a questão da IF. 

Qual o valor a ser considerado, os meus gastos atuais + inflação? A princípio seria essa a resposta, certo?

Mas analisando melhor, fui considerando algumas outras questões e acabei me deparando com o PLANO DE SAÚDE. O aumento da mensalidade do plano não segue de acordo com a inflação, mas por FAIXA ETÁRIA! E aí, meu amigo, quando você muda de faixa, o valor aumenta consideravelmente, de modo que quanto mais velho, muito mais caro numa proporção absurda.

Somando a isso, outro dia na farmácia, eu vi um senhor passando R$450 de remédio. Isso acendeu a luzinha vermelha.

Se você não considerar essa questão, terá uma Taxa de Retirada (TR) muito superior aos famigerados 3%, e aí seus planos FIRE vão por água abaixo.

Observe a tabela comparativa de quatro planos de saúde, atualizada 2021. Retirei as marcas porque objetivo não é comparar qual é melhor ou mais barato, mas somente para percebermos a diferença absurda no preço.



Observe que em todas as opções, a diferença da faixa dos 30 / 40 para mais de 59 é mais que o dobro.

Então se você ta considerando seus gastos, supondo:

Aluguel R$1200

Energia R$200

Internet R$100

Alimentação R$500

Plano de saúde R$300

Automóvel R$200

Total R$2500 + correção inflação


Suponto que você tenho um patrimônio de R$750.000, que é 300x os gastos mensais; aí seguindo a regra da TSR 3%, você conseguiria seguir esse curso tranquilamente. Porém, os gastos não vão aumentar conforme a inflação.

Quando você chegar aso 59+ de idade, teria um aumento de no mínimo R$600, e um gasto mensal total do que seria hoje R$3100. Isso fora os gastos com remédio, que vem por fora. Com isso, a TR iria para quase 5% ao ano.

Isso me preocupou um pouco, e comecei a considerar que o Fat Fire não seja tão Fat assim, seria somente um FIRE frugal cuidando para a preparação para a velhice.

Além disso, tem a questão que, creio eu, todos se deparam ao utilizar a calculadora de investimento. Quanto considerar para a inflação? Simplesmente não tem como saber. Veja na pandemia, a inflação aumentou de forma absurda, pegando várias pessoas de surpresa.

Então, pra mim, a questão da meta FIRE ainda não é uma questão fechada. Aceito sugestões de como pensar isso, mas eu sinceramente não consigo chega a conclusão nenhuma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Retorno e Repensar

  Salve, colegas da jornada FIRE. Quando pensei este nome, estava em um momento da vida de estresse. Além da dificuldade que estava na vida ...