quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Quando deu "o estalo" para buscar a famigerada independência financeira? [Pt 3 - Conclusão]

 Concluindo, o estalo para a independência financeira foi quando eu percebi que não adiantava mudar nem pra onde eu fosse, pois o mundo do trabalho é insalubre e antissocial, e foi ratificado quando eu me dei uma segunda chance e mudei novamente de emprego. Ironicamente, me fz percebe que onde eu estava antes era até bom se comparasse com o atual.

E o projeto se tornou real quando a previdência foi desmontada. Aposentar-se aos 65 anos com 68,5%+ da média dos salários, sendo que o salário está congelado, e a inflação vem comendo o poder de compra. Se eu quiser 100% da média salarial, teria que trabalhar mais 1 ano para aumentar 2,5%, porém o teto de trabalho são 70 anos, ou seja, eu só conseguiria 78,5% da média salarial.

(As regras são confusas, e já tem uma nova proposta correndo o congresso para alterar novamente as regras)

Então, tem duas metas, a primeira é o FIRE mesmo, independência financeira o mais rápido possível, espero que daqui a 6 ou 8 anos. Se essa não der certo por desventuras da vida, a outra meta é uma renda extra previdenciária para quando eu me aposentar aos 65 e não precisar trabalhar até os 70.

Pensando que em 6 ou 8 anos eu teria uma renda FIRE que daria o poder de compra do que hoje são R$2500 a R$3600, dependendo do que acontecer, estaria suficiente e a partir daí eu trabalharia mais uns meses para juntar dinheiro e abrir um negócio com meus projetos engavetados pela chefia, ou trabalhar intermitente para viajar, ser blogueiro de viagens, enfim, os hobbies.

Neste ano, eu conheci o termo FIRE e pesquisando descobri que tem uma comunidade e uma blogosfera ao redor disso, daí fui "me enturmando" e cheguei até aqui.

Esse é o meu depoimento de como cheguei até aqui, talvez vocês tenham se identificado ou não, fiquem à vontade para comentar e contar sobre a experiência de vocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Retorno e Repensar

  Salve, colegas da jornada FIRE. Quando pensei este nome, estava em um momento da vida de estresse. Além da dificuldade que estava na vida ...