quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Quando deu "o estalo" para buscar a famigerada independência financeira? [Pt 2]

 Continuando...

Depois eu consegui voltar para a minha cidade natal, e novamente estava empolgado, emprego novo numa instituição infinitamente maior do que a que trabalhava, com mais possibilidades de projetos, mais setores e mais espaçados, logo menos fofoca e intrigas.

Pois é, não. Pelo contrário, mais sugado. Os projetos não eram aceitos também, estava constantemente em desvio de função. Então eu estava ali continuando com meus aportes mensais, já desanimado que nunca iria atingir milhão nenhum nem nada. E então um amigo viciado em mercado financeiro ficava falando sobre essas coisas o tempo inteiro, e eu achava ele muito doido. Mas a reforma da previdência tinha destruído a aposentadoria como a gente conhece e isso me deu o estalo de que eu precisava fazer alguma coisa. Aí comecei a dar ouvido ao "doido", mas sondando pra tentar entender.

Nisso aí, um amigo de confiança começou a trabalhar num setor de previdência de uma prefeitura, e eu perguntava a ele sobre isso.

Ele me passou alguns materiais para estudar, e me ajudou a entender o que era joio e trigo nisso tudo. E depois disso ele saiu dessa prefeitura e não quis mexer mais com isso. Mas me deixou um aprendizado. Aí eu comecei a entender o amigo "doido". Na verdade, ele não era doido, ele só não era didático.

Bom, aí a coisa mudou de figura, o que era um sonho distante passou a ser um projeto realista. No início, lamentei os 7 anos que fiquei enfiado na poupança e poderia estar anos-luz à frente; porém a poupança na época era a minha melhor escolha dentre o que eu conhecia.

Após entender isso, parei de lamentar mas fiquei afobado, tirei logo 90% da poupança, deixei 10% só pra garantir (depois fiquei sabendo que fiz certo, isso se chama "reserva financeira"). Do que eu tirei, botei 60% direto na bolsa, 20% em TD IPCA+, 12% em fundos de ações e 8% em debênture.

Então a carteira ficou assim (arredondamento):

11% RE

55% RV

23% RF

11% FIA

Logicamente, isso foi um péssimo movimento, mas era 2019 e estávamos num bull market próspero até a pandemia, então não senti tanto.

Depois fiz algumas mudanças como resgatar o fundo e ir para o exterior, mas falo sobre isso depois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Retorno e Repensar

  Salve, colegas da jornada FIRE. Quando pensei este nome, estava em um momento da vida de estresse. Além da dificuldade que estava na vida ...